sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Transporte escolar é um serviço muito barato

O serviço de transporte escolar, pelo menos em Brasília, é muito barato. Acreditamos que no Brasil todo.

Em pesquisa realizada pelo blog, os preços praticados na asa sul, asa norte, Guará, lago sul e Taguatinga, em veículo tipo van, com capacidade para 15 passageiros, vão de R$ 80,00 a R$ 240,00. Em média, R$ 160,00 por mês. Como o transportador cobra 12 parcelas, representa uma anuidade de R$ 1.920,00.

Considerando-se que o ano letivo possui 195 dias, e que o aluno realiza 390 viagens durante o período (ida e volta), dividindo-se a anuidade (R$ 1.920,00) por 390 viagens, chega-se ao valor de R$ 4,92 por viagem!

É caro? Barato? Sem dúvida alguma, é muito barato!!

Para comparar:
Um motoboy, para levar um envelope 'vazio', ou contendo qualquer documento, sem qualquer valor, da 708 sul até a 216 sul (pouco menos de 8km), cobra, em média, R$ 7,00 (sete reais).

Assim, R$ 4,92 para levar um aluno, de sua residência até o portão da escola, em um veículo vistoriado semestralmente, conduzido por motorista qualificado e treinado, sem a companhia de adultos estranhos, com risco reduzidíssimo de ser assaltado ou assediado, É MUITO BARATO!

Transportadores escolares: conscientizem-se do valor que possuem e da 'carga' valiosíssima que transporta. Afinal, uma criança vale infinitamente mais do que um envelope vazio! Os pais não tem nenhuma dúvida disto!

Portanto, é necessária a prática de um preço de, no mínimo, R$ 5,50 por viagem, o que significa R$ 11,00 por dia letivo, ou seja, uma anuidade de R$ 2.090,00, equivalente a 12 parcelas de R$ 174,17. (menos de 80% do que cobra um motoboy!!)

Espalhem: Transportadores, em 2010, anuidade mínima de R$ 2.100,00, ou 12 parcelas de R$ 175,00. (para veículos tipo van)!!

1. Oi, meu nome é LEONARDO, tenho um kombi 2001 e para transporte escolar. Estou há um ano e meio nesse trabalho e moro em Parnamirim/RN.Gosto do meu trabalho, foi comentado que o percurso mais barato é de R$80,00, pois aqui em Parnamirim o percurso mais barato em um raio de 3 km +/- é de mais ou menos R$40,00, pois o mercado e o poder aquisitivo não permite que se cobre mais. A frota daqui é muito antiga e eu tentei formar com apoio de algumas pessoas uma associação, mas a maioria daqui não quer nada com nada , pois , já tentaram no passado mas não deu certo. Estou procurando trocar experiências com vocês , para que eu possar melhorar o meu trabalho. obrigado.

2. Que bom Leonardo.
    Esperamos ser útil para você.
    Já conhece o site www.escolarlegal.com.br?.

3. ola sou de cianorte pr estamos formando uma associaçao de transporte escolar e estamos precisando de um estatuto para ter como base , espero q vcs possam me ajudar,enviando prara o meu email desde ja agredeço .meu endereço é elaine5155@hotmail.com

4. Moro em uma região nobre da cidade, por isso pago um IPTU caro e onde moro o transporte público é muito precário. Só consegui uma pessoa para fazer o transporte escolar da minha filha e rezo para que dê certo pois, ou aceito esse, ou fico sem. Tem alguma lei que diz que é obrigado a pagar esses meses ou que o pagamento não é obrigatório? E quem usa esses carros nos meses de férias para fazer excursões e transportes particulares? É justo receber duas vezes pelo mesmo serviço?
    Há justiça no Brasil para classe media?
    Não me importo de pagar pelos serviços que me prestam, desde que seja um pagamento justo!

Respostas
    1. Como consta no texto, o que manda é o contrato, que tem de estar de acordo com o Código Civil e o CDC. Cobrar doze parcelas não é ilegal. Se o contratante não concorda, não contrate ou negocie em pagar em nove ou dez mensalidades, que serão maiores, claro.

Excluir
    2. É justo pagarmos os meses de férias para a maioria dos condutores usar os veículos para fazer excursões e outros transportes nestes meses?

Excluir