terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Transporte escolar: serviço muito mal remunerado!

Em pesquisa realizada pelo blog, os preços praticados pelo transporte escolar em Brasília, na asa sul, asa norte, Guará, lago sul e Taguatinga, em veículo tipo van, com capacidade para 15 passageiros, vão de R$ 80,00 a R$ 300,00, mensais. Portanto, média aritmética de R$ 190,00 por mês pelo transporte.

Como o transportador cobra 12 parcelas, representa uma anuidade de R$ 2.280,00. Considerando-se que o ano letivo possui 195 dias, e que o aluno realiza 390 viagens durante o período (ida e volta), dividindo-se a anuidade por 390 viagens, chega-se ao valor de R$ 5,84 por viagem!

É caro? Barato? Sem dúvida alguma, é muito barato!!

Para comparar:
Um motoboy, para levar um envelope 'vazio', ou contendo qualquer documento, sem qualquer valor, da 708 sul até a 216 sul (pouco menos de 8km), cobra, em média, R$ 12,00 (doze reais).

Assim, R$ 5,84 para levar um aluno, de sua residência até o portão da escola, em um veículo vistoriado semestralmente, conduzido por motorista qualificado e treinado, sem a companhia de adultos estranhos, com risco reduzidíssimo de ser assaltado ou assediado, É MUITO BARATO!

Os transportadores escolares devem ter consciência da carga valiosíssima que transporta, abstendo-se de cobrar valores que mal cobrem os custos e os pais devem deixar de contratar apenas pelo preço baixo.

Afinal, uma criança vale infinitamente mais do que um envelope vazio! Os pais não tem nenhuma dúvida disto!

6 comentários:

1. O autor do texto deve considerar que são apenas cerca de 20 dias letivos por mês, em média. Portanto o custo do transporte, pelos cálculos feitos, seria de R$9,50 por dia e não R$5,84.

Respostas
    1. Com os devidos respeitos, o anônimo está enganado. O cálculo é anual e não mensal, uma vez que não há aulas em todos os meses do ano. Nos referimos a anuidade e não mensalidade... Por favor, leia novamente, e atentamente, o texto.

Excluir
  2. Sr. Celso, pode me esclarecer uma dúvida?
    Como é feito o reajuste do contrato? É baseado em algum índice, ou a empresa responsável pode cobrar o quanto quiser?
    Desde já meu mto obrigada!
    Att,
    Luciana
    (moranga148@gmail.com)

3. Reajuste, só anual. Não há índices. O transportador é livre para fixar seu preço. O que colocar no contrato tem que valer por um ano, em regra.

4. Minha filha utilizou o trans escolar até 27de novembro é obrigado a pagar o mês de dezembro